Com fazer um documento utilizando o Legal Design

Documentos jurídicos como contratos e petições costumam ter muitas páginas, vocabulário difícil, formatação ruim e, por isso, costumam cansar o leitor. Pior do que isso é o cliente ter que ligar pro advogado pra entender o documento que recebeu ou até mesmo o cliente final não fechar negócios porque o contrato acaba afugentando seus próprios clientes.


Para resolver esses problemas, alguns advogados passaram a utilizar técnicas de Legal Design. Essa técnica consiste em utilizar alguns princípios de design e experiência do usuário na elaboração dos documentos jurídicos para corrigir as falhas anteriormente mencionadas.


Legal Design não significa inserir cores e desenhos nos documentos

Pelo fato do legal design envolver princípios de design e experiência do usuário, muitos creem que basta colocar cores e desenhos no documento e pronto, temos um documento elaborado com técnicas de Legal Design. Não é isso.


 Ao utilizar os princípios da experiência do usuário nos aprofundamos na abordagem centrada no cliente, o que faz com que você entenda qual a finalidade e principal função do documento que está elaborando. Com base nisso, você vai pensar como aquele documento afeta a vida do seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica e quem é o destinatário final dele.


Dessa maneira, a alteração na formatação também faz parte do Legal Design – ou seja, não é só a inserção de elementos gráficos e coloridos que consistem nessa técnica. Assim, o tipo de letra utilizado, seu tamanho, a distribuição do texto na página, o tipo de linguagem e até mesmo a concatenação de cláusulas de uma maneira lógica e intuitiva também são elementos do Legal Design.


Elaborando um documento com técnicas de Legal Design


Por causa dos pontos mencionados anteriormente, o primeiro passo é pensar no destinatário final do documento. É para o seu cliente, é para o cliente do seu cliente, é destinado a um juiz, o documento vai ser utilizado para tomar uma decisão, qual o tipo de decisão a ser tomada a partir do documento? Essas são perguntas que deverão pautar a elaboração do documento.


Em seguida, será necessário dominar as ferramentas disponíveis para elaborar documentos desse tipo. O domínio de ferramentas como Canva, Gimp, Power Point e Inkscape são essenciais para auxiliar no desenvolvimento dos recursos gráficos. A utilização de bancos de imagens como Unsplash e bancos de ícones como Flaticon, Freepik e Iconfinder também são importantes.


Indo além


A partir do momento em que você abraça a ideia de criar documentos usando as técnicas do Legal Design é importante também entender o manual de marca do cliente, o que cada cor representa, como se dá a leitura de uma pessoa em cima de um documento e, a partir de então, você trabalhará especificamente com as técnicas de design. Neste ponto você deve pensar em elementos como psicologia e intuição (designs intuitivos).


Por exemplo, onde deve colocar imagens ou ícones no texto, como destacar frase ou palavras-chave, onde colocar as cláusulas mais relevantes e menos relevantes passam a ser norteadores da elaboração do documento.


Usando tecnologia


Além do uso de princípios de design e experiência do usuário, os documentos ainda podem ser incrementados com o uso de tecnologia. O uso de hyperlinks, mapeamento de calor para verificar como as pessoas estão interagindo com seu documento, assinaturas eletrônicas dentre outros recursos disponíveis para documentos são estratégias interessantes a serem utilizadas.


Onde aprender estas técnicas


Se você quer aprender estas técnicas, a Bits Academy (bitsacademy.com.br) está com uma turma aberta para Legal Design onde apresentaremos a você como elaborar estes documentos na prática.


Quer uma turma específica para o seu time? Fazemos aulas individuais, dentro de escritórios e empresas ou para grupos fechados.


Vamos ensinar como utilizar as ferramentas necessárias para elaborar os documentos utilizando as técnicas de Legal Design e você já vai sair do curso com alguns modelos prontos.


Quer se inscrever? Basta enviar um email para contato@bitsacademy.com.br ou se inscrever através do nosso site bitsacademy.com.br .

27 visualizações

©2020 por BITS Academy

Escola e Consultoria de Inovação e Transformação Digital

Rua Fidêncio Ramos, 101, Vila Olímpia, São Paulo/SP

  • LinkedIn - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo